
As atividades do grupo eram inicialmente centralizadas na fabricação de automóveis e de veículos industriais e agrícolas. Na primeira década do século XX já fabricava também locomotivas, e, com o início da Primeira Guerra Mundial, passou a fabricar ambulâncias, metralhadoras e até motores para submarinos. Com o tempo, diversificou suas atividades, e hoje o grupo atua em vários setores industriais e financeiros. O centro de suas atividades industriais está na Itália, porém atua através de subsidiárias em 61 países, com 1063 unidades que empregam 223.000 pessoas, 111 mil das quais fora da Itália.
[editar] Atividades
O grupo FIAT, desde fins dos anos 1960, adquiriu (ou passou a controlar) uma vasta gama de empresas, tais como:- Empresas automobilísticas - a lista inclui marcas como Ferrari, Lancia, Autobianchi (que já pertencia à Lancia), Maserati, Alfa Romeo e Innocenti. A Fiat também é dona de marcas de veículos industriais, incluindo OM e Iveco . Nos anos 70 e 80, a empresa se tornou pioneira no uso da robótica na montagem de motores automotivos. As unidades fabris da FIAT estão entre as mais automatizadas do mundo. Mais recentemente, com a ajuda do governo estadunidense, uniu-se com o grupo Chrysler, compartilhando tecnologia com as marcas daquele grupo: Chrysler, Dodge e Jeep.
- Máquinas agrícolas - o grupo Fiat é também dono da CNH Global, Case, New Holland e do fabricante canadense Flexy-Coils
- Veículos para construção, fabricados pela Fiat-Hitachi Construction e New Holland Construction.
- Ônibus - fabricados com as marcas Fiat, Iveco ou Irisbus
- Aviação - aviões e suas peças eram produzidas pela FiatAvio, (atualmente apenas Avio, e que não mais faz parte do grupo).
- Veículos militares
- Autopeças - o maior fabricante italiano de componentes automotivos, a Magneti-Marelli pertence à Fiat, e que por sua vez é dono das marcas Carello, Automotive Lighting, Siem, Cofap, Jaeger, Solex, Veglia Borletti, Vitaloni e Weber. Outra marca de acessórios que pertence ao grupo é a Riv-Skf.
- Aço e metalurgia - O grupo Fiat é dono da Teksid e produz máquinas para a indústria, incluindo máquinas para a indústria automobilística, com a marca Comau Systems, a qual adquiriu as marcas Pico, Renault Automation e Sciaky.
- Imprensa - o grupo Fiat também atua no campo editorial, sendo proprietário do jornal italiano La Stampa (criado em 1926) e as editoras Itedi e Italiana Edizioni. Possui também a empresa de venda de espaços publicitários Publikompass.
- Atividades financeiras - Era dono de uma importante empresa de seguros italiana, a Toro Assicurazioni, cedida em 2003 ao Grupo De Agostini. E ainda de empresas menores, como Lloyd Italico e Augusta Assicurazioni, permitindo-o interagir com bancos associados. Também atua na área financeira através do CNH Capital.
- Construção - Ingest Facility e Fiat Engineering trabalham com vários ramos da construção civil, enquanto a empresa IPI intermedeia negócios com propriedades.
- Tecnologia de informação - A Fiat está presente com a ICT - Information & Communication Technology, Espin, Global Value, TeleClient e Atlanet.
- Lazer O grupo possui instalações de esqui Sestrieres, nos Alpes, criada pela família Agnelli.
- Outros negócios empresas menores, como Fiat Gesco, KeyG Consulting, Sadi Customs Services, Easy Drive, RM Risk Management e Servizio Titoli trabalham para serviços públicos, prestando serviços de consultoria econômica a financeira. A Fiat também é proprietaria da Juventus FC, clube da 1ª Divisão do Campeonato Italiano
[editar] Fora da Itália
A empresa está presente em diversos países. Foi uma das pioneiras na construção de fábricas no Leste Europeu, especialmente na antiga União Soviética, com fábricas em Vladivostok, Kiev e Togliattigrad. A empresa russa AutoVAZ (mais conhecida por Lada) é o exemplo mais conhecido. Possui hoje fábricas no Brasil , Turquia, China, Polónia, Argentina, África do Sul e Índia, onde produz modelos adaptados aos mercados locais e às vezes voltados à exportação, como a linha Palio. No Brasil, segundo o site da montadora, a FIAT está instalada desde 1973 em Betim, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, e hoje lidera a produção e as vendas no mercado do país, tornando-se a mais importante unidade produtora fora da Itália. Sua planta de Betim é a maior produtora de veículos do Grupo no mundo. Ao fim de 2010 a FIAT anunciou que terá, além da planta em Betim, uma planta no complexo de Suape, estado do Pernambuco, com capacidade para montar mais 200 mil carros/ano[1], tornando assim a capacidade produtiva da fiat no Brasil na casa dos 350 mil carros por ano.Nos Estados Unidos, porém, a marca Fiat teve pouco sucesso devido à fragilidade dos primeiros modelos, e o acrônimo "Fiat" tornou-se conhecido como "Fix It Again, Tony" (conserte-o de novo, Tony). Já as marcas Ferrari, Maserati, Lancia e Alfa Romeo, todas da FIAT, têm prestígio mundial. No Brasil, a marca FIAT começou a adquirir prestígio em meados de 1980 com o lançamento de carros populares (como o Uno). Posteriormente, apresentou carros com qualidade e motores superiores, consquistando grande parte do mercado brasileiro de automóveis.
Modelos Fiat atualmente produzidos no Brasil
- Fiat Doblò (tipo SUV)- Versões Cargo, 1.4, ELX, HLX e Adventure Locker
- Fiat Ducato (em parceria com a Peugeot e Citroën (Sevel) é fabricado na fábrica da Iveco em Sete Lagoas/MG).
- Fiat Fiorino (furgão) Única versão - 1.3 flex
- Fiat Idea (monovolume)- Versões Attractive 1.4, Essence 1.6 16V, Essence Dualogic 1.6 16V, Sporting 1.8 16V, Sporting Dualogic 1.8 16V, Adventure 1.8 16V e Adventure Dualogic 18 16V
- Fiat Mille - Versões Fire Economy e Way Economy
- Fiat Linea - HLX 1.8 16V, HLX 1.8 16V Dualogic, LX 1.8 16V Dualogic, LX 1.8 16V, Absolute 1.8 16V Dualogic e T-Jet Turbo 1.4
- Fiat Palio - Versões Fire Economy, ELX 1.0, Attractive 1.4, Essence 1.6 16V e Essence 1.6 16V Dualogic.
- Fiat Palio Weekend - Versões Attractive 1.4, Trekking, Adventure Locker, Adventure Locker Dualogic
- Fiat Punto - Versões Attractive 1.4, Essence 1.6 16V, Essence 1.8 16V, Essence 1.8 16V Dualogic, Sporting 1.8 16V, Sporting 1.8 16V Dualogic e T-Jet
- Fiat Siena - Versões Fire, EL, Attractive 1.0, Attractive 1.4, Tetrafuel 1.4, Essence 1.6 16V e Essence 1.6 16V Dualogic
- Fiat Novo Uno - Versões Vivace 1.0, Attractive 1.4, Way 1.0 e 1.4, SpoRting 1.4
- Fiat Strada (pick up)- Versões Working, Fire, Trekking e Adventure Locker
- Fiat Uno Furgão - Única versão - 1.3 flex
- Fiat Nuova 500 Versões Sport 1.4 16V, Lounge 1.4 16V
- Fiat Bravo Versões Essence 1.8 16V, Essence 1.8 16V Dualogic, Absolute 1.8 16V, Absolute 1.8 16V Dualogic
[editar] Modelos Antigos
- Fiat 147 - Primeiro carro a álcool fabricado em série em todo o mundo.
- Fiat 147 Fiorino O Primeiro Carro Pìck UP da Fiat
- Fiat Brava A versão hatch do Marea
- Fiat Elba O segundo Carro Weekend da Fiat
- Fiat Marea O Carro de serie mais rápido produzido no Brasil até 2006
- Fiat Oggi O Primeiro Carro Sedan da Fiat
- Fiat Tempra Primeiro Carro de Luxo da Fiat e também o primeiro carro com motor multiválvulas (16 válvulas) no Brasil.
- Fiat Tipo O Hathback do Fiat Tempra
- Fiat Prêmio O Segundo Carro Sedan da Fiat
- Fiat Panorama O Primeiro Carro Weekend da Fiat
- Fiat Fiorino (pick up)
Nenhum comentário:
Postar um comentário